5 Dicas para Você Escolher o Curso a Distância Perfeito para seu Perfil Profissional

Tempo de leitura: 4 minutos

Hoje em dia, o mercado oferece muitas alternativas de curso a distância. Porém, você sabe como escolher a melhor opção para sua carreira? Confira nossas dicas!

Atualmente, o curso a distância é um recurso usado por muitos profissionais para adquirir novos conhecimentos e turbinar a carreira. Essa é uma excelente alternativa, pois essas instituições normalmente oferecem alternativas de especialização ou pós-graduação que o indivíduo nem sempre encontra em sua própria cidade.

 

Além disso, também podemos destacar o fato de que é mais fácil encaixar um curso a distância na rotina agitada do que uma pós-graduação presencial. Afinal, sem precisar se deslocar alguns dias por semana até a instituição, o profissional tem mais tempo para se dedicar aos estudos, realizar as atividades e obter um melhor aproveitamento.

 

Porém, para realmente conquistar um diferencial competitivo, o curso a distância precisa ser escolhido com critério. O objetivo não é simplesmente obter um certificado, mas principalmente adquirir conhecimento relevante, que possa ser aplicado no dia a dia para obter melhores resultados e se destacar na carreira.

 

Quer saber como fazer essa escolha? Selecionamos 5 critérios para fazer seu checklist e acertar em cheio. Confira!

1. Estabeleça seus objetivos profissionais

Em primeiro lugar, você precisa saber qual é seu objetivo profissional. Só então será possível escolher uma especialização compatível com essa meta, que proporcione os conhecimentos necessários para chegar lá.

 

Portanto, o ideal é começar analisando as diferentes opções de carreira, definir o cargo desejado e pesquisar os requisitos necessários para se tornar apto a exercê-lo.

2. Conheça o programa do curso a distância

Se você determinou seu objetivo e o curso a distância necessário para atingi-lo, esse é o momento de analisar os diferentes programas que as universidades oferecem. Em alguns casos, você vai perceber que as disciplinas são muito genéricas. Nesses casos, dificilmente elas trarão os conhecimentos aprofundados que você precisa para se destacar no mercado.

 

Então, não tem jeito! É fundamental pesquisar quais são as universidades que oferecem o curso e analisar o programa de cada uma. Compare até mesmo com a grade curricular de outras áreas que não estão relacionadas à sua. Se todos oferecem disciplinas idênticas e pouco tempo é dedicado aos conhecimentos específicos, busque outra alternativa.

3. Analise a reputação da instituição

A história de sucesso da instituição que oferece um curso a distância também é muito importante. Isso acontece porque, diferentemente da graduação, quem reconhece o valor de uma pós ou especialização é o mercado.

 

As instituições não precisam de autorização ou credenciamento do MEC para oferecerem uma formação Lato Sensu. Porém, o nível de exigência delas durante o curso e a qualidade dos profissionais que elas devolvem ao mercado faz com que seu certificado seja valorizado pelas empresas ou não.

4. Converse com ex-alunos e profissionais da área

Antes de decidir, converse com quem faz o curso e principalmente com quem já o concluiu. Pergunte tudo que for possível sobre a instituição: qualidade das aulas, disponibilidade dos mentores ou tutores, se os trabalhos solicitados foram relevantes e exigiam a aplicação de conhecimentos, abrangência do programa…

 

Se o profissional com quem você vai conversar concluiu o curso, pergunte se o certificado realmente garantiu vantagens competitivas. Tente saber se ele dá acesso a boas oportunidades no mercado ou se simplesmente foi um título que não trouxe vantagens salariais ou de carreira. Caso não conheça ninguém pessoalmente, use a internet para fazer essa pesquisa.

5. Analise a qualidade do corpo docente

Uma das principais vantagens do ensino a distância é o fato de poder contar com grandes profissionais da área em seu corpo docente. Verifique se a especialização que você está pesquisando tem esse benefício.

 

Como se trata de uma pós-graduação, o ideal é que esses professores não tenham uma atuação meramente acadêmica. Quanto mais atuantes eles forem no mercado, maiores são as chances de trazer novidades e conhecimentos relevantes para você se destacar em seu próprio trabalho.

 

Aplicando esses cinco critérios, suas chances de escolher um curso de qualidade e relevante para sua vida profissional se tornam muito maiores. Dessa forma, ele garantirá não só um certificado, mas oportunidades reais de crescimento na carreira.  

Gostou das dicas? Quer ter mais informações para escolher o curso a distância perfeito? Siga-nos no Facebook e Instagram e fique por dentro do nosso conteúdo!

 

======================================================================

palavra-chave:

Curso a Distância

 

======================================================================

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *