Atuação do Neuropedagogo Sistêmico muda abordagem pedagógica

Tempo de leitura: 1 minuto

A neuropedagogia baseia-se em como o cérebro humano aprende e guarda este aprendizado. Essa compreensão está ligada a neurociência, e, a partir dela, a neuropedagogia irá estudar o cérebro como mola mestra do aprendizado, considerando isso acima dos métodos e das metodologias que irão interferir de forma significativa para o verdadeiro aprender.

Abordagem sistêmica - sistema educacional, familiar e social

O sistema de educação, o sistema familiar e o sistema social se interagem na sala de aula. A Pedagogia Sistémica se estabelece entre a necessidade fortalecer o vínculo entre professores e alunos incluindo o sistema familiar de origem.

A sistémica na área da educação atende todos os sistemas, sua interacção e o lugar de cada um dos elementos do sistema para uma maior funcionalidade.
A Pedagogia Sistémica promove a aprendizagem dos alunos perante o trabalho para educar de maneira conjunta escola e família.

 

Escola como motor de melhorias contínuas

A Melhoria contínua é a pratica que visa tornar os resultados cada vez melhores, eficientes e eficazes. Atualmente, sempre há novas oportunidades para serem identificadas e colocadas em prática.
Em relação à escola, gestores da educação, pais e alunos compartilhem de noções gerais sobre o que é uma escola de qualidade, quando os alunos aprendem além da alfabetização, aprendem a conviver, respeitar, trabalhar em grupo etc. Porém apenas a própria escola é capaz de definir o conceito de qualidade, identificando os pontos fortes e fracos, podendo intervir através de atitudes na melhoria da qualidade da escola.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *