Conheça as tendências dos Cursos EAD e o futuro da Educação no Brasil

Tempo de leitura: 2 minutos

 

O mundo está mundo e com ele a educação também. Pontuamos 3 tendências do ensino a distância no Brasil. Aproveite.

  • Crescimento EAD:

 

Cerca de 18% das matrículas em cursos superiores no Brasil são a distância. Houve um aumento de 133% de polos representantes do EAD após a expedição do Decreto Nº 9.057, que atualizou a legislação sobre a regulamentação do ensino a distância no Brasil, no dia 25 de maio de 2017. Segundo o Ministério da Educação, o número dos polos mais que dobrou, se antes eram pouco mais de 6 mil, hoje são quase 15.400.

Ao todo, são 1,8 milhões de estudantes que cursam pela modalidade a distância. A maior parte dos polos representantes vem das instituições particulares de ensino, em torno de 90,6%.

Segundo o Censo, em 2017, o número de matriculas em licenciatura a distância cresceu 46,8%. Os professores que atuam nessa modalidade são, em números, 41,8% doutores e 46,5% possuem formação até o mestrado.

 

 

  • Desafios EAD:

 

Um dos desafios que os estudantes do EAD precisam lidar é a responsabilidade, pois o aluno estará à frente de um computar/tablete ou celular para estudar, o que pode gerar distrações. É preciso que o aluno consiga se organizar e estar sempre atento ao tempo, já que, é precisar estar sempre a par das datas das atividades e disponibilidade das aulas.

O fato de estar, muitas das vezes, em casa, também pode fazer com que a motivação caia, é preciso que o aluno tenha em mente que a concentração é um dos elementos principais para concluir o curso a distância. É necessário estar em um lugar calmo e tranquilo para realizar os estudos.

 

 

  • Tendências e educação do futuro:

 

O ensino a distância possui uma flexibilidade maior do que os cursos presenciais. As aulas e o conteúdo são totalmente ou parcialmente a distância. O material das aulas fica disponível nos sites das instituições e os alunos podem acessar quantas vezes acharem necessário.

Os horários de estudo e de realização de atividades ficam a escolha do estudante, já que o acesso a plataforma online é disponível a qualquer momento. O aluno tem a liberdade de estudar a qualquer hora e em qualquer lugar.

O ensino a distância também oferece a vantagem de acessar o conteúdo de uma aula anterior quantas vezes o aluno necessitar. O material utilizado no EAD fica disponível no site para poder ser consultado quando surgir alguma dúvida.

O número de adeptos a modalidade de cursos a distância cresce cada vez mais. O Ensino a Distância traz a facilidade de estudar em qualquer lugar e em qualquer horário, é uma ótima maneira de estudos para quem tem uma rotina agitada ou para quem prefere estudar em casa.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *