Encontre, de maneira simples e prática, o melhor jeito de fazer curso EaD

Tempo de leitura: 4 minutos

Quer saber como obter o melhor aproveitamento em seu curso EaD? Confira nossas dicas e descubra como potencializar seus resultados!

O mercado de trabalho atual exige muito mais que um diploma. A comprovação de formação acadêmica é essencial, mas precisa ser acompanhada de alta performance. Por isso, ao buscar alternativas educacionais para alavancar a carreira, o profissional precisa desenvolver estratégias para obter o melhor aproveitamento possível das aulas. É sobre isso que vamos falar neste post: como otimizar a sua aprendizagem em um curso EaD.

 

Ficou interessado? Então, continue a leitura. Vamos mostrar como potencializar seus resultados. Confira!  

1. Organize sua rotina

A tendência do ser humano é adiar as tarefas até o limite do tempo estabelecido. Isso também acontece com muitos alunos do ensino a distância. Mas se você realmente quer potencializar sua aprendizagem, não caia nessa armadilha!  

É importante que você tenha tempo para assistir às videoaulas e ler o material escrito com calma, mas isso não acontece com quem deixa tudo para a última hora. Por isso, embora o curso EaD dê a você a liberdade de gerenciar seu tempo, use-a com responsabilidade.

O ideal é estabelecer um horário diário para estudar, anotar dúvidas e fazer os exercícios e trabalhos de acordo com o cronograma sugerido. Dessa forma, você não terá problema com prazos e nem comprometerá a qualidade da aprendizagem devido à correria para dar conta de tarefas atrasadas.

 

2. Interaja

Mesmo que você esteja sozinho durante as atividades, isso não significa que é necessário permanecer isolado. O curso EaD disponibiliza professores e tutores aptos a solucionar dúvidas dos alunos e ajudá-los a alcançar os objetivos propostos pelo curso.

Portanto, você não precisa se debater sozinho com eventuais dificuldades. Pergunte, peça ajuda, solicite orientação para realizar os trabalhos. Leia atentamente os feedbacks que eles enviam a respeito da sua produção e questione o que pode fazer para melhorar ainda mais a sua performance.

Além deles, interaja com outros colegas de turma. Normalmente, os cursos criam plataformas onde os alunos participam de fóruns e debates. É muito comum encontrar pessoas com experiências profissionais completamente diferentes e, ao trocar ideias com elas, você aprenderá muito.

 

3. Aproveite o tempo ocioso

No nosso dia a dia, frequentemente nos vemos em situações inevitáveis que geram um tempo ocioso. A espera no consultório do dentista e o período gasto no trânsito ou no transporte público são alguns exemplos.

Porém, você pode usar esses momentos para potencializar sua aprendizagem. Aproveite o tempo para ler materiais do curso, assistir vídeos e ouvir podcasts sobre os temas apresentados. Isso contribuirá para solidificar o conhecimento adquirido.

 

4. Prepare-se para as cobranças de um curso EaD

Não se iluda acreditando que uma formação EaD será menos exigente que cursos presenciais. Instituições sérias que oferecem pós-graduação têm o compromisso de devolver ao mercado profissionais preparados. Por isso, elas exigem que eles realmente demonstrem que adquiriram conhecimento e são capazes de aplicá-lo.

Então, inicie o curso disposto a oferecer sua capacidade máxima. Se você percebe que falta uma determinada habilidade, disponha-se a desenvolvê-la. Muitos alunos entram nos cursos com dificuldade para escrever, por exemplo.

No entanto, como grande parte da interação é escrita, aqueles que se propõem a crescer profissionalmente encaram o desafio e obtêm excelentes resultados. Não tenha medo das cobranças. Pelo contrário: faça delas o motor do seu desenvolvimento.

 

5. Faça sempre o máximo

As instituições sempre estabelecem um conjunto mínimo de requisitos para a obtenção do certificado. Elas determinam um número de horas-aula, média necessária para a aprovação e apresentação de trabalhos.

Porém, se você quer se destacar na carreira, sabe que não pode ser o tipo de profissional que faz apenas o mínimo. Comece a implantar essa filosofia de vida ainda na EaD e faça o seu máximo: procure materiais adicionais, pesquise por conta própria e cobre de si mesmo o melhor desempenho possível nos trabalhos e atividades.

Dessa forma, você vai conseguir mais que o certificado: terá um conhecimento profundo sobre sua área de atuação, poderá aplicá-lo no ambiente de trabalho e se diferenciar de outros profissionais.

 

Gostou das dicas para ter o melhor aproveitamento no curso EaD? Então, continue no blog, descubra as 5 habilidades que potencializam o aprendizado na pós-graduação EaD e prepare-se para alcançar o sucesso!  

 

======================================================================

palavra-chave: curso EaD

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *