O processo de mudança no mercado de trabalho

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O mercado de trabalho, mesmo que, ainda hoje, siga os caminhos de um modelo “antigo”, está sempre acompanhando a modernidade no mundo, fato que faz exigir um novo perfil de profissional, ou seja, os que estão aptos a constante mudanças e que fácil se adaptam ao que o mercado pede.

São diversos os fatores do mundo profissional que se encontram em momentos de transição, fazendo que novos profissionais qualificados surjam nesse meio. Um profissional bem qualificado, hoje, é aquele que consegue ser multitarefa, que trabalha para além da área específica.

O Processo de Mudança:

O impacto da tecnologia no mercado de trabalho é sentido por todo corpo social. As ferramentas tecnológicas para executar atividades é usada são usados por todos para diversos tipos de trabalho, seja os novos modelos de software ou sistemas de organização e administração.

Por isso é necessário que os novos perfis de trabalhadores aprimorem suas qualificações, além das habilidades pessoais, facilitando, assim as relações de trabalho.

Atualmente, o trabalhador precisa ir atrás de formas cada vez mais rápidas e eficientes de se adaptar e capacitar, podendo subir de posições dentro do mercado de trabalho, evoluindo suas ambições.

Um desafio a ser enfrentado é a rápida mudança de gerações ativas, que, consequente, dificuldade de adaptação entre ela e as antigas gerações. O fato é, é preciso encaixar profissionais em funções adequadas às suas qualificações, já que o novo perfil do trabalhador muda de acordo com o mercado busca.

Liderança estratégica:

O desempenho das empresas não depende apenas de um líder, mas sim de um trabalho em equipe, coordenado por alguém que saiba lidar com a gestão de pessoas no mundo atual. O líder atual é autentico, que prevê os talentos de sus funcionários e sabe designar a função de cada um, para que todos trabalhem como um todo, além de motivar a sua equipe, ou seja, sabe organizar todos os setores para trabalharem em conjunto e obter o resultado esperado.

A liderança estratégica deve ser desenvolvida com base em objetivos a serem atingidos, na análise organizacional, definindo um estilo ou marca de liderança adequada à organização. Deve ser realizada uma avaliação de competências aos elementos da empresa abrangidos pelo Programa de Desenvolvimento de Lideranças, identificando as necessidades de liderança da empresa para o futuro.

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