Saiba planejar melhor os estudos e render muito mais no seu curso a distância

Tempo de leitura: 4 minutos

Quer saber qual é o segredo do sucesso em um curso a distância? Confira o post e descubra como se planejar para obter um desempenho espetacular!

Sempre destacamos que o curso a distância é uma excelente oportunidade para quem deseja adquirir conhecimento e se destacar na vida profissional. Os custos são reduzidos, os horários são flexíveis e o aluno não perde tempo com deslocamentos. Portanto, trata-se de uma opção muito interessante para quem quer estudar com comodidade e obter um bom rendimento.

Porém, para ter sucesso em um curso a distância é necessário se programar. Afinal, todos nós temos que conciliar trabalho, necessidades familiares, vida social e estudos. Sem um planejamento adequado, os trabalhos e leituras se acumulam, prejudicando o desempenho do aluno.

Por isso, neste post nós reunimos algumas dicas para quem pretende começar um curso a distância. Vamos mostrar como organizar sua rotina para evitar esses problemas, ter um programa de estudos eficiente e realmente construir conhecimento. Acompanhe!

 

1. Estabeleça um horário de estudos

Mesmo que o ensino a distância seja bastante flexível, é fundamental que você tenha o seu próprio horário de estudos. Ele dependerá do tipo de trabalho que você faz, já que algumas pessoas têm um expediente fixo e outras não. Estabeleça um cronograma semanal e realmente reserve um tempo para suas atividades acadêmicas. Trate-o como se fosse o ensino presencial, sem marcar compromissos pessoais ou profissionais para esses momentos.

 

2. Equilibre o estudo das diferentes disciplinas do curso a distância

É normal o aluno gostar mais de determinadas disciplinas. Nossa tendência natural é focar no que temos facilidade, deixando para depois o que desperta menos interesse. Porém, isso pode prejudicar seu desempenho no curso a distância.

Tente criar um esquema diferente. Nos dias ímpares, comece pelas disciplinas que gosta menos ou tem maior necessidade de estudar. Nos dias pares, inverta essa ordem. Assim você evitará tratar dos temas complexos somente quando estiver com a cabeça cansada, o que dificulta um bom rendimento.

 

3. Elabore uma tabela com os prazos

Para não perder os prazos dos trabalhos, não confie apenas na memória. Faça uma tabela ou planilha e mantenha-a sempre em vista. Escreva qual é a disciplina, que tipo de atividade o curso está exigindo, a data limite de entrega e o nível de complexidade da tarefa. Isso é importante porque fazer o resumo de um texto, por exemplo, exige muito menos tempo do que apresentar um estudo de caso com propostas para a solução de problemas.

Dessa forma, você consegue se programar com antecedência para não deixar os trabalhos se acumularem. Outra medida importante é planejar a realização da atividade bem antes do prazo, evitando imprevistos que levam ao atraso na entrega.

 

4. Recorra à tecnologia

Além da sua tabela, hoje a tecnologia oferece opções para ajudá-lo a se planejar. Existem planilhas eletrônicas e aplicativos que alertam para seus compromissos acadêmicos, além de contabilizar até mesmo as horas que você gasta estudando cada disciplina.  Portanto, eles podem ajudá-lo a estabelecer uma rotina mais eficiente no curso a distância.

Também é importante manter seus arquivos organizados. Ao fazer o download de um material, não salve aleatoriamente o arquivo no computador. Você pode ter muito mais trabalho na hora de procurá-lo, o que levará à perda de tempo. Separe o conteúdo em pastas devidamente nomeadas para localizá-los facilmente.

 

5. Estabeleça micrometas

Não pense apenas no prazo final para entregar suas atividades. Estabeleça metas para cada dia de estudo e, em alguns casos, até mesmo para cada hora. Isso evitará a procrastinação e sua principal consequência — o acúmulo de tarefas.  As micrometas são um incentivo para aproveitar melhor o tempo.

Então, divida suas atividades em pequenos passos ou etapas. Além de ser mais fácil não se perder diante de um grande trabalho, esse tipo de abordagem faz com que o estudante não fique apavorado diante do volume de tarefas. A realização de cada micrometa é mais tranquila e motivadora, pois ao final de cada dia o estudante percebe que conseguiu alcançar seu objetivo.

Com essas cinco sugestões, você terá mais facilidade para planejar seus estudos no curso à distância e obter um desempenho melhor. Gostou do post? Quer conhecer outras dez dicas para aproveitar ao máximo os benefícios do ensino a distância? Continue aqui no blog e confira o post!

===================================================================

palavra-chave

curso a distância

 

===================================================================

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *